Criar Guarda Municipal, privatizar saneamento básico e construir hospitais: confira promessas de Léo para Porto Velho que o g1 vai acompanhar
06/01/2025
Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 17 compromissos, selecionados a partir do programa de governo registrado no TSE e durante sua campanha, que serão monitorados nos próximos quatro anos. Prefeito de Porto Velho Léo (Podemos)
g1 RO
O prefeito de Porto Velho, Léo (Podemos), eleito com 56,18% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o segundo mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Algumas das promessas constam em seu plano de governo e outras foram feitas nas redes sociais e em entrevistas realizadas durante a campanha eleitoral.
O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo g1, selecionou 17 compromissos firmados por Léo que serão monitorados durante os próximos quatro anos.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Uma das principais promessas do prefeito é a criação da Guarda Municipal devidamente equipada e capacitada para proteger o patrimônio público e garantir a segurança dos cidadãos. Um compromisso amarrado a outro: realizar um concurso no segundo semestre de 2025 para contratar agentes, segundo informou em entrevista ao g1.
Outra proposta de Léo é privatizar o saneamento básico de Porto Velho. Para alcançar a meta, primeiro o prefeito precisa trazer para o município a responsabilidade que atualmente é do Estado de Rondônia.
Na área da saúde, o novo prefeito pretende construir duas unidades hospitalares: um Hospital Municipal de Urgência e Emergência e Hospital de Traumas e Fraturas. O objetivo é desafogar os atendimentos do Hospital João Paulo II.
Levantamento exclusivo
O levantamento exclusivo do g1 acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e em debates com a participação de Léo. [Clique aqui e veja o levantamento]
O g1 reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. (Veja os critérios). Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.
Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.